Transporte coletivo de Itabirito recebe seis ônibus e dois micro-ônibus

por Comunicação publicado 12/01/2024 19h45, última modificação 12/01/2024 19h55
A empresa concessionária realizou a cerimônia de entrega dos novos veículos nesta sexta-feira, no Complexo Turístico da Estação.
Transporte coletivo de Itabirito recebe seis ônibus e dois micro-ônibus

Renovação na frota é resultado de Projetos de Lei votados e aprovados na Câmara de Itabirito. Foto: Ascom.

Nesta sexta-feira (12/01), foi realizada a apresentação de seis ônibus convencionais e dois micro-ônibus pela empresa Serra Verde Transportes, responsável pelo transporte coletivo em Itabirito. Essa renovação na frota é resultado de Projetos de Lei votados e aprovados na Câmara de Itabirito, que permitiram à Prefeitura conceder subsídios à empresa, visando melhorias no serviço.

A renovação da frota foi estabelecida como uma das condições para a concessão do subsídio, resultando em tarifas reduzidas nos últimos anos. Além disso, essa medida possibilitou a expansão do número de linhas em operação e o atendimento à zona rural.

O presidente da Câmara de Itabirito, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), marcou presença na entrega dos veículos. “Isso mostra a integração entre os poderes. O Executivo encaminhou ao Legislativo uma proposta para colocar em pauta o subsídio para suprir as dificuldades da empresa Serra Verde Transportes. Hoje, estamos recebendo oito veículos, sendo seis ônibus e dois micro-ônibus. Os micro-ônibus têm ar condicionado. O que era uma teoria, está sendo entregue na prática. Esse é o resultado de um trabalho conjunto entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Itabirito”, destacou.

Também estavam presentes na entrega dos ônibus o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania); o vice-prefeito, Elio da Mata (Cidadania); o secretário de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, Edmilson Santiago; e o sócio administrador da Serra Verde Transportes, Reinaldo Adriano de Castro Cotta.

O prefeito Orlando Caldeira ressaltou a significativa melhoria na qualidade do serviço: "Esse é mais um estágio de renovação da frota dos ônibus em Itabirito. A parceria entre o Executivo, a Serra Verde e a aprovação da Câmara permitiu manter a passagem acessível para a população, garantindo ônibus de qualidade e conforto. Agora, teremos dois micro-ônibus com ar condicionado circulando pelo Centro da Cidade, oferecendo mais comodidade aos itabiritenses".

O vice-prefeito salientou a importância do investimento em mobilidade urbana: "Em uma cidade moderna, temos que nos preocupar com qualidade de vida, diminuição de combustíveis fósseis, e tudo isso passa pelo transporte público. A renovação da frota pela Serra Verde atende às preocupações da população".

“A renovação da frota é essencial para manutenção da qualidade dos serviços prestados à população itabiritense. Além disso, estamos trabalhando de forma preventiva, com vistorias constantes e fiscalização do quadro de horários para garantir o pleno funcionamento das linhas”, enfatizou o secretário de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, Admilson Santiago.

O sócio administrador da Serra Verde, Reinaldo Adriano de Castro Cotta, explicou que o subsídio contribui para manter tarifas acessíveis: "O subsídio traz um conforto extra para a população, com o direito de ir e vir. Sem ele, o preço da tarifa seria muito maior, causando desconforto. Esses novos veículos trazem satisfação tanto para a operação quanto para os usuários".