Servidores públicos realizam ato pacífico na Câmara de Itabirito em defesa de valorização da categoria

por Comunicação publicado 08/04/2025 18h28, última modificação 08/04/2025 18h28
Presidente da Câmara reforçou compromisso com o diálogo e a valorização do serviço público.
Servidores públicos realizam ato pacífico na Câmara de Itabirito em defesa de valorização da categoria

Os servidores reivindicam uma série de pautas que envolvem tanto melhorias nas condições de trabalho quanto o reconhecimento de direitos. Foto - Ascom - Câmara de Itabirito.

Nesta segunda-feira (07/04), a Câmara Municipal de Itabirito recebeu um ato pacífico promovido pelos servidores públicos da Prefeitura de Itabirito. A mobilização, organizada pelo Sindsemi (Sindicato dos Servidores Municipais de Itabirito), integra uma agenda de mobilizações construída coletivamente pela categoria e tem como objetivo apresentar e defender um programa de reformas democráticas que valorizem o serviço público no município.

 

Os servidores reivindicam uma série de pautas que envolvem tanto melhorias nas condições de trabalho quanto o reconhecimento de direitos já conquistados. 

 

Entre os principais pontos defendidos pelos manifestantes estão a negociação coletiva anual salarial e de benefícios, considerando o aumento do custo de vida em Itabirito; o fim do congelamento do tempo de serviço durante a pandemia, imposto pela Lei Complementar 173/2020; a climatização imediata da UPA e das UBS’s, para enfrentar o calor excessivo que afeta pacientes e profissionais; o reconhecimento do regime estatutário para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), com o pagamento retroativo do adicional de insalubridade; o adicional de insalubridade de 40% do salário base para técnicas de enfermagem; a redivisão democrática dos territórios atendidos pelos CRAS, respeitando critérios técnicos e com consulta à categoria; ampliação de profissionais e espaços nos CRAS para combater a sobrecarga.

 

Também fazem parte das reivindicações a implantação da carga horária de 30 horas semanais para profissionais de enfermagem; a revogação dos cortes em benefícios sociais e novos investimentos para sua garantia; a adoção da escala de 24x72 horas para condutores de ambulância da UPA; a reposição urgente de profissional da área do Direito no CREAS; a criação de uma Casa de Referência para mulheres e filhos vítimas de violência doméstica; a revogação da remoção considerada arbitrária de uma técnica de referência das medidas socioeducativas; a realização de eleições imediatas para direção escolar nas escolas municipais, em defesa da gestão democrática; o direito ao adicional de insalubridade para monitoras de apoio escolar, serventes e cozinheiras escolares; e o adicional de periculosidade para vigias e de risco de vida para vigilantes e fiscais.

 

"Reconheço a importância da mobilização legítima dos servidores públicos, que são a base do funcionamento da nossa cidade. O Legislativo está aberto ao diálogo e comprometido em escutar cada reivindicação apresentada. Sabemos que as demandas por melhores condições de trabalho, reconhecimento profissional e valorização da categoria são justas e importantes. Reafirmo aqui meu compromisso de atuar como ponte entre os servidores e o Executivo, para que possamos avançar juntos em soluções que respeitem os direitos e fortaleçam o serviço público de Itabirito", destacou o presidente da Câmara, vereador Márcio Juninho (Cidadania).