CONDUTA INADEQUADA, VIOLENTA,DE ÓDIO E AMEAÇAS VEREADOR

por Ouvidoria última modificação 19/05/2025 18h53

Venho por meio deste, requerer a adoção de medidas cabíveis em face do comportamento perseguidor, hostil e de violência e ódio perpetrado pelo vereador Anderson da Conceição Martins. O referido vereador tem direcionado sua conduta intimidatória ao meu filho, Henrique Lara de Oliveira Lima, servidor público da Prefeitura Municipal desde 2024. O mencionado jovem é um cidadão de reputação ilibada, com antecedentes totalmente limpos e é amplamente respeitado por seus pares. No entanto, encontra-se em estado de apreensão, pois a todo momentoo vereador Anderson "pede sua cabeça", ficando inseguro em decorrência das ações do citado vereador. A conduta do vereador se dá para intimidar a mim, mãe do Henrique e ex servidora da Câmara Municipal. O edil vem fazendo publicações de ódio e intimidação,criando instagram para denegrir minha imagem e de outro cidadão de nome Fabrício e de sua esposa Cíntia, divulgando boletins de ocorrência, arquivos de delegacia na qual deveria ter sigilo e postando em rede social como se fóssemos criminosos, causando medo e distúrbios psicológicos em nós 3. Eu Karina não conheço Fabrício e Cíntia pessoalmente, o vereador cita a todo momento que eu estou induzindo o casal a denegrir a imagem dele, sendo que nem os conheço. Além de temer pelo emprego do meu filho que hoje provém o sustento da nossa família, temo por meus filhos menores, uma vez que tivemos notícias que o edil anda armado. O vereador ligou para Fabricio e Cintia e os ameaçou dar "tiro na Cara", estamos com medo e pedimos providências urgentes no que tange ABUSO DE PODER. Desde já agradeço e aguardo retorno

: 06/04/2025 11h31
: Denúncia
: Parlamentar
: 20250406113118
: Resolvida

Respostas

1

: ouvidor
: 30/04/2025 17h30
: Tramitando


Prezada Senhora,

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Itabirito acusa o recebimento de sua manifestação, na qual Vossa Senhoria noticia condutas atribuídas a um vereador desta Casa Legislativa.

Inicialmente, cumpre-nos agradecer pela iniciativa e pelo exercício de sua cidadania ao utilizar os canais institucionais disponíveis para a participação e o controle social. Entretanto, Vossa Senhoria noticia condutas atribuídas a um vereador desta Casa Legislativa, ocorridas fora do exercício de seu mandato parlamentar.

Assim, cabe-nos esclarecer que a Ouvidoria tem sua atuação delimitada, sendo responsável por receber, examinar, apurar e responder manifestações relativas aos serviços prestados pela Câmara ou sobre matérias de sua competência, funcionando como mecanismo de participação e controle social, contribuindo para a valorização da cidadania e para o aperfeiçoamento da Administração.

Dessa forma, a Ouvidoria não possui atribuição para apurar ou se manifestar sobre condutas que não guardem relação com o exercício do mandato ou que não guardem relação com as atividades desenvolvidas no âmbito da Câmara Municipal. Tais situações, por sua natureza, devem ser avaliadas e, se for o caso, apuradas pelos órgãos competentes.

Reforçamos, por fim, o nosso compromisso com a ética, a transparência e a responsabilidade institucional, colocando-nos à disposição para receber e tratar quaisquer manifestações relacionadas às competências da Câmara Municipal, aos atos de seus agentes públicos em sua função pública, ou à defesa do interesse coletivo no âmbito legislativo.

Atenciosamente,
Ouvidoria - Câmara Municipal de itabirito

2

: ouvidor
: 19/05/2025 18h53
: Resolvida

Sem mais nada a tratar, declaro encerrado este atendimento.

Atenciosamente,
Ouvidoria
Câmara Municipal de Itabirito

Lista de arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento