Semana de Combate à Violência Doméstica busca sensibilizar a população de Itabirito
por Comunicação
—
publicado
26/11/2024 18h26,
última modificação
26/11/2024 18h26
Iniciativa destaca a gravidade da violência contra a mulher e reforça os mecanismos de proteção das vítimas.
Objetivo da Semana é sensibilizar a população e fortalecer a luta pela proteção das mulheres. Foto: divulgação
A violência doméstica contra as mulheres é uma preocupação global, e em Itabirito, a situação não é diferente. Para enfrentar esse problema, o município conta com a Lei Nº 3282/2018, que instituiu a Semana de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizada anualmente no final de novembro.
A iniciativa tem como marco o Dia Mundial de Luta pela Não Violência contra a Mulher, em 25 de novembro, e busca ampliar o diálogo e a conscientização sobre a gravidade da violência doméstica.
A Semana de Combate à Violência Doméstica em Itabirito é uma maneira de promover ações educativas e preventivas, buscando integrar a sociedade na construção de uma cultura de respeito e proteção às mulheres, especialmente as que enfrentam situações de vulnerabilidade.
Todo caso de violência doméstica e familiar contra a mulher deve ser denunciado. O registro pode ser feito diretamente em unidade policial, via disques 180 ou 181 e também pela Delegacia Virtual, nos casos de ameaça, vias de fato/lesão corporal e descumprimento de medida protetiva. O fortalecimento dessas redes é essencial para garantir o acolhimento e a proteção necessárias.