Secretário de Obras presta esclarecimentos na Câmara de Itabirito

por Comunicação — publicado 01/09/2022 16h30, última modificação 01/09/2022 17h23
Geraldo Magela Torres explicou sobre o asfaltamento de ruas e as obras em andamento na cidade.
Secretário de Obras presta esclarecimentos na Câmara de Itabirito

O secretário de Obras de Itabirito, Geraldo Magela Torres, na tribuna da Câmara. Foto: Divulgação

 

O secretário de Obras de Itabirito, Geraldo Magela Torres, esteve esta semana na tribuna da Câmara para prestar esclarecimento sobre as obras de asfaltamento na cidade. A presença do secretário foi requerida pelo vereador Pastor Anderson (MDB).

 

Geraldinho, como é mais conhecido na cidade, começou explicando sobre a aplicação de cinco centímetros de asfalto na cidade. “Isto aconteceu nas ruas do bairro Bela Vista, visto que uma camada de 5 cm era suficiente para aguentar o tráfego no local.” O secretário também explicou como é feito o pagamento por este tipo de serviço. “Nós pagamos por tonelada e não por espessura aplicada. Está no contrato que pode ser verificado no Portal da Transparência. Os caminhões são pesados por amostragem. Temos este controle porque é dinheiro público”, disse. 

 

O secretário também esclareceu que a Secretaria de Obras é a que mais recebe indicações e requerimentos dos vereadores. A respeito de um requerimento feito pelo vereador Renê Butekus (PSD), que não foi respondido pela Secretaria, Geraldinho explicou que houve uma falha interna e por isso ocorreu um atraso na resposta. Contudo, os dados solicitados já foram anexados ao processo e protocolados também na Câmara. 

 

O vereador Renê comentou a situação. “Vamos analisar toda a documentação. Se tiver erro, vai ter que ser apurado. Se não tiver, não tenha dúvida que vamos falar: investigamos, olhamos e não tem nada de errado. Ou investigamos, olhamos e há coisas suspeitas sim e aí será pago no rigor da lei.”

 

Questionado sobre as obras sem placas de identificação, demonstrando o total que será gasto, Geraldinho assumiu a falha. “Nós já notificamos a empresa para que essas placas sejam colocadas”, comentou.

 

O vereador Paulino (Republicanos) perguntou sobre as melhorias na rua Cristóvão Militão, no bairro São Geraldo, que ficou bastante danificada após a enchente no início do ano. Geraldinho explicou que todo o bairro será recapeado. 

 

O vereador Dr Edson (Republicanos), perguntou se a Secretaria de Obras está fazendo um estudo sobre os piscinões para poder minimizar uma possível inundação no centro da cidade nas próximas chuvas. O secretário respondeu que os piscinões não funcionam. “O Plano de Emergência está sendo elaborado pela Defesa Civil. Todo mundo vai contribuir para que este plano seja consolidado”, afirmou. 

 

O vereador Max Fortes (DEM) perguntou sobre as principais obras realizadas este ano e quais estão em andamento. Geraldinho respondeu que das 95 obras previstas pelo prefeito, Orlando Caldeira, cerca de 35 já foram executadas. 

 

Os vereadores também questionaram sobre obras em alguns bairros de Itabirito. Confira a participação do secretário na íntegra por meio do link: 

Reunião Ordinária do dia 29/08/2022