Sancionada primeira lei municipal de 2023

por Comunicação publicado 29/03/2023 14h48, última modificação 29/03/2023 14h48
Fica denominado o Centro de Treinamento, localizado no centro de Itabirito, como Irenice Maria Rodrigues.
Sancionada primeira lei municipal de 2023

Foto de lrenice Maria Rodrigues. Imagem: internet

lrenice Maria Rodrigues foi uma esportista itabiritense que se destacou internacionalmente, nas décadas de 60 e 70, em razão dos seus resultados no atletismo e também por conta de suas lutas contra o preconceito de raça e pela valorização da mulher no esporte. 


Como atleta, chamou atenção por sua performance nas provas dos 600 e 800 metros, conseguindo, como um dos seus mais expressivos resultados, uma vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de 1968, no México. Contudo, em decorrência de um problema com a delegação de atletismo brasileira, lrenice foi cortada da equipe e retornou para o Brasil.


Essa ilustre itabiritense viveu a maior parte de sua carreira esportiva em meio à ditadura militar no Brasil, de tal modo que as vozes destoantes do regime vigente eram percebidas como ameaças à sociedade. Poucos jornais da época contam sua história: uma greve contra o Comitê Olímpico Brasileiro (COB); declarações contra o preconceito de raça e gênero; brigas para defender companheiros em plena Olimpíada de 1968 e expulsão da delegação. 


A história de Irenice é de uma mulher de vanguarda, com performance de destaque no esporte e nas lutas sociais. Com a lei nº 3.800/23, o Centro de Treinamento de Ginástica, no centro da cidade, passa a receber o nome da nossa atleta itabiritense. O Projeto de Lei foi votado pela Câmara e aprovado pelo prefeito. 


* Fonte: Projeto de Lei 14/2023.