Saiba como consultar informações sobre o seu candidato

por Comunicação — publicado 20/09/2022 15h55, última modificação 20/09/2022 16h07
Links são disponibilizados pelo TSE.
Saiba como consultar informações sobre o seu candidato

Urna Eletrônica. Divulgação: TSE

Faltam 12 dias para as eleições. Mais importante que votar, é escolher bem o seu candidato. Para conhecer as propostas e as campanhas, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reúne diversas informações úteis sobre os candidatos. São três links disponíveis: cada um informa, em níveis diferentes de detalhamento, tudo sobre os candidatos, partidos, financiamento de campanhas e prestações de contas. 

  

No Portal de Dados Abertos (PDA), são disponibilizadas informações sobre candidatos, campanhas, arrecadações e prestações de contas, bem como os votos recebidos por zona e seção eleitoral e os resultados gerais das últimas eleições. Nos pleitos mais recentes, a partir de 2014, há dados sobre raça, escolaridade e gênero, entre outros.

  

Há também a página de Estatísticas Eleitorais, em que é possível consultar dados sobre candidaturas, filiação partidária da eleição, processos eleitorais, comparecimento e abstenção, mesárias e mesários, resultados, eleitorado e prestação de contas. Também estão disponíveis estatísticas mensais sobre a evolução do eleitorado e de filiados aos partidos políticos.


Já o DivulgaCandContas estão dispostas as informações sobre todas as candidaturas. Além de dados biográficos dos candidatos e dos vices ou suplentes (no caso de senadores), também estão a declaração de bens, a lista de candidaturas em eleições anteriores, o status do registro da candidatura, a lista de doadores e a prestação de contas, entre outras informações.


Saiba mais sobre os candidatos antes de exercer o seu direito ao voto. Eles vão representar você e a sua comunidade pelos próximos anos.