Reunião na Câmara de Itabirito aborda desafios da segurança e celebra o Dia da Consciência Negra

por Comunicação publicado 25/11/2025 18h51, última modificação 25/11/2025 18h51
Ações da PM, atendimento de urgência da Brigada Municipal, fala de líder negro e apresentação do Coletivo Vi$4O marcam sessão ordinária.
Reunião na Câmara de Itabirito aborda desafios da segurança e celebra o Dia da Consciência Negra

Reunião foi marcada por importantes discussões sobre segurança pública e pela celebração da identidade e da luta do povo negro. Fotos - Câmara de Itabirito.

A Câmara Municipal de Itabirito realizou, nesta segunda-feira (24/11), uma reunião marcada por importantes discussões sobre segurança pública e pela celebração da identidade e da luta do povo negro. A sessão contou com a presença do Capitão Antônio Carlos, comandante da 250ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, que foi convidado a atender ao requerimento do vereador Fabinho Fonseca (PSD).


Durante sua participação na Tribuna, o Capitão apresentou um panorama das ações desenvolvidas pela PM na cidade, ressaltando desafios enfrentados, operações em andamento e estratégias adotadas para ampliar a sensação de segurança da população. Ele também respondeu a questionamentos dos parlamentares sobre demandas específicas de localidades da cidade, compartilhando dados e perspectivas sobre a atuação da corporação no município.


A reunião também recebeu Geraldo Jorge de Queiroz, diretor administrativo da Brigada Municipal, convidado pelo vereador Dr. Edson (Republicanos). Geraldo esclareceu dúvidas sobre o atendimento em situações de urgência e emergência, detalhando fluxos de operação, recursos disponíveis e ações para aprimorar o serviço prestado à comunidade.

 

O líder negro Antônio Carlos, conhecido como Toninho Telefunken, fez uma fala em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Além de ser feriado nacional, Itabirito possui as Leis Municipais 2.289 e a 3.051, que reforçam a importância desta data.

Telefunken relembrou a trajetória de resistência do movimento negro em Itabirito, destacou a importância histórica da data e valorizou a Missa Afro, tradição mantida desde 1988. Ele denunciou o apagamento histórico e reforçou que a contribuição do povo negro é fundamental para a formação de Itabirito, de Minas Gerais e do Brasil.


Encerrando a reunião, o Coletivo Vi$4O realizou uma apresentação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra. Os artistas Luciano do PA, Doka – O Otimista, Vino e MC Menor da VS levaram ao Plenário a força da poesia e do Hip Hop, com rimas que abordam resistência, vivências periféricas, valorização da juventude negra e orgulho da identidade.



O presidente da Câmara de Itabirito, vereador Márcio Juninho (Cidadania), afirmou: “O Dia da Consciência Negra é uma data de profunda importância para refletirmos sobre o compromisso permanente com a igualdade racial. A Câmara está sempre à disposição para abrir espaço para apresentação de trabalhos, para cultura e para a voz. Este Plenário é da população, e especialmente em uma data como esta, ressaltamos nosso respeito e apoio às iniciativas que fortalecem a identidade, a memória e a valorização do povo negro”.