Projeto que cria a Saúde Oftalmológica nas Escolas é aprovado em Itabirito

por Comunicação — publicado 31/05/2022 15h14, última modificação 31/05/2022 15h14
Objetivo é fazer com que as crianças tenham acompanhamento profissional da visão.
Projeto que cria a Saúde Oftalmológica nas Escolas é aprovado em Itabirito

Projeto cria Saúde Oftalmológica nas Escolas de Itabirito. Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (30), os vereadores de Itabirito aprovaram, em 1ª discussão, o Projeto de Lei 76/2022, que cria o programa “Saúde Oftalmológica nas Escolas''.

De autoria do vereador Igor Junior (PTB), o projeto tem o objetivo de desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde oftalmológica dos alunos da rede pública do ensino fundamental de Itabirito.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças em idade escolar possuem algum problema de visão. Por isso, o acompanhamento de um profissional da oftalmologia nas escolas é de extrema importância, pois ele poderá identificar alterações no desenvolvimento da visão para cada idade, doenças e promover melhorias na saúde dos alunos.

As ações serão realizadas nas escolas na primeira semana de setembro. “Devemos garantir a saúde aos nossos alunos, através das medidas propostas neste projeto. Com elas, haverá acesso rápido e adequado à saúde oftalmológica, já que no sistema público de saúde, como sabemos, o déficit é em todos os sentidos, inclusive para conseguir uma consulta e realizar um exame”, relata o vereador Igor Junior.

O Projeto de Lei segue agora para 2ª votação na Câmara.