Projeto de Lei para incentivar mulheres no esporte é aprovado na Câmara de Itabirito

por Comunicação publicado 03/04/2024 14h42, última modificação 03/04/2024 14h42
A proposta visa promover igualdade de gênero e ampliar a liderança das mulheres nas atividades esportivas locais.

O principal objetivo deste projeto é criar condições para o acesso igualitário das mulheres às práticas esportivas no município. Foto: Divulgação.

Na última segunda-feira (01/03), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabirito, foi aprovado em Redação Final o Projeto de Lei nº 42/2024, de autoria do vereador Fabinho Fonseca (Avante), que visa instituir a Política Municipal de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte em Itabirito.

O principal objetivo deste projeto é criar condições para o acesso igualitário das mulheres às práticas esportivas no município, além de ampliar sua presença em cargos de liderança no meio esportivo.

A política proposta será implementada por meio de diversas ações e programas, com foco na promoção da igualdade de gênero no esporte, incentivo à participação feminina em todas as modalidades esportivas e desenvolvimento de lideranças femininas nas organizações esportivas.

Entre as medidas previstas estão campanhas de conscientização e sensibilização sobre a importância da participação feminina no esporte, ações de capacitação e formação para mulheres interessadas em cargos técnicos, de arbitragem, gestão esportiva, entre outros. Além disso, serão estabelecidas parcerias com instituições esportivas, escolas e entidades locais para garantir o acesso igualitário das mulheres às instalações esportivas e oferecer treinamentos e competições.

Com a aprovação em Redação Final, o Projeto de Lei foi encaminhado para sanção ou veto do Executivo.