Iniciativa busca capacitar e fortalecer pequenos negócios locais por meio de cursos, acesso ao crédito, feiras de comercialização e incentivo à formalização.
A proposta é fomentar a sustentabilidade dos pequenos negócios. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4.294, que institui o Programa Empreende Itabirito, voltado à qualificação e fortalecimento dos microempreendedores de baixa renda da cidade. A proposta é fomentar a sustentabilidade dos pequenos negócios, por meio de ações como capacitação técnica, acesso a microcrédito, formalização e promoção de redes colaborativas.
O autor do projeto, vereador Danilo Donato do Só Por Hoje (PL), destacou que o empreendedorismo é uma resposta concreta aos desafios do mercado de trabalho.
“Muitos pequenos empreendedores enfrentam barreiras como a falta de qualificação, acesso ao crédito e oportunidades de venda. O Empreende Itabirito vem para mudar essa realidade, oferecendo apoio direto àqueles que mais precisam, fortalecendo a economia solidária e criativa”, afirmou o vereador.
O programa prevê parcerias com instituições de ensino, setor privado e organizações da sociedade civil, além da realização de cursos, workshops, consultorias e feiras locais para promover a comercialização de produtos e serviços.
Poderão aderir à iniciativa microempreendedores residentes em Itabirito que se enquadrem em critérios de baixa renda, a serem definidos pelo Poder Executivo. A nova lei também autoriza o município a firmar convênios com entidades públicas e privadas para viabilizar a execução das ações previstas.