Presidente da Câmara de Itabirito enaltece compromisso dos conselheiros tutelares durante cerimônia de posse

por Comunicação publicado 10/01/2024 17h23, última modificação 10/01/2024 17h23

O presidente da Câmara de Itabirito destacou a significativa contribuição do Conselho Tutelar para a sociedade. Foto: Divulgação.

O presidente da Câmara de Itabirito, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), marcou presença na cerimônia de posse dos conselheiros tutelares da cidade, realizada na manhã desta quarta-feira (10/01), na Casa de Cultura Maestro Dungas.

Os cinco membros do Conselho Tutelar de Itabirito assumiram suas funções para o quadriênio 2024/2028. Dentre eles, José Carlos Fernandes, Márcia Zeli Esteves de Oliveira, Efigênia Mendanha, Íris Lopes Silva Morais e Keyla Isabel Marques Silva.

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara de Itabirito ressaltou a importância do Conselho Tutelar na manutenção e proteção dos direitos da criança e do adolescente. Ele enfatizou a participação ativa dos conselheiros na construção de legislações municipais, visando aprimorar e fortalecer a atuação no município.

"O Conselho Tutelar é uma peça-chave para a proteção de nossas crianças e adolescentes. É crucial que esses profissionais participem ativamente na elaboração de leis municipais que contribuam para aprimorar sua atuação. Além disso, é fundamental reconhecer a importante atuação do Legislativo, que oferece todo o suporte necessário para resguardar o ECA e assegurar o futuro de nossas crianças e adolescentes, que são o alicerce da nossa sociedade", destacou.

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), também participou da solenidade e reforçou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar. "O Conselho Tutelar é uma ferramenta essencial para a proteção de crianças e adolescentes. Tenho certeza de que os novos membros estão empenhados em trabalhar em prol das crianças e dos adolescentes de Itabirito", ressaltou o prefeito.

A sessão solene ainda contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene do Carmo Cardoso, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Vinícius Alberto da Silva.

O Conselho Tutelar exerce um papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e protetora para as crianças e adolescentes, sendo um agente ativo na promoção do desenvolvimento saudável e na prevenção de situações prejudiciais ao público vulnerável.