Presidente da Câmara de Itabirito agracia atuação do Judiciário e MP em caso de morte por dengue

por Comunicação publicado 03/05/2024 17h40, última modificação 03/05/2024 17h40
Vereador Pastor Anderson do Sou Notícia reconhece esforços do Poder Judiciário e do Ministério Público pela internação de Aline Morais Silva, enquanto promotores e juiz expressam compromisso com investigações e responsabilizações.

Foi realizada a entrega de uma Moção de Aplausos ao juiz da Comarca de Itabirito e aos promotores de Justiça. Foto - Ascom-Câmara de Itabirito.

Nesta sexta-feira (03/05), o presidente da Câmara de Itabirito, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), promoveu um momento de reconhecimento aos representantes do Poder Judiciário e Ministério Público, em virtude de sua atuação diligente no caso trágico envolvendo a morte da jovem Aline Morais Silva, de 34 anos, vítima de complicações decorrentes da dengue.

Foi realizada a entrega de uma Moção de Aplausos ao juiz da Comarca de Itabirito, Dr. Antônio Francisco Gonçalves, e aos Promotores de Justiça atuantes na mesma comarca, Doutores Umberto de Almeida Bizzo e Vinícius Alcântara Galvão, representando o trabalho desenvolvido por ambas as equipes, por meio das ações judiciais que exigiam a internação de Aline em um Centro de Terapia Intensiva (CTI). A ordem judicial foi descumprida e Aline acabou falecendo no último sábado (27/04).

Por meio deste gesto, a Câmara de Itabirito, no exercício de suas atribuições e competências, expressou seu agradecimento e reconhecimento pela dedicação, empenho e comprometimento demonstrados pelos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público no desenrolar deste caso.

"Quero parabenizar o trabalho desenvolvido no Foro da Comarca e pelo Ministério Público, de forma rápida e humana, para tentar salvar a vida da Aline. Lamento pela desobediência do hospital de não ter acolhido a sentença, mas é justo reconhecer o trabalho do Poder Judiciário e dos promotores de Justiça do nosso município", disse o presidente da Casa Legislativa.

"Tudo será investigado. Já fizemos o encaminhamento ao delegado de Polícia Civil, para que um inquérito seja instaurado, visando a apuração do caso. Paralelamente, estamos fazendo reuniões com o Município de Itabirito, para evitar outras situações como essa que ocorreu. Agora, toda situação que necessitar de internamento em hospitais particulares, o Município vai depositar o valor que o hospital pedir e somente depois vai discutir sobre o valor fixado. Não tem justificativa para o hospital ter negado o acolhimento e com certeza o hospital será responsabilizado por isso, civil e criminalmente. Houve falha no cumprimento do ato judicial. Isso será apurado e devidamente responsabilizado", afirmou o juiz da Comarca de Itabirito, Dr. Antônio Francisco Gonçalves, também agradecendo, em nome de toda a equipe, pelo recebimento da Moção de Aplauso.

"É muito significativo quando o Poder Legislativo reconhece o trabalho do Ministério Público. Infelizmente, veio a acontecer o pior neste caso, mas o Ministério Público fez tudo que poderia ser feito, inclusive com ordem judicial. De todo modo, estou grato pela Moção. Parabéns para a equipe pelo empenho no caso. Agora, o Ministério Público vai apurar as falhas e as responsabilidades", destacou o Dr. Umberto de Almeida Bizzo.

"Eu agradeço pela Moção. Infelizmente, ela foi provocada por algo que nós lamentamos. Obviamente, não gostaríamos que o falecimento tivesse ocorrido, mas quero destacar que o Ministério Público atende aos casos relacionados à saúde com absoluta prioridade, fazendo os devidos encaminhamentos. Nós agilizamos todos os procedimentos jurídicos, de forma que o direito constitucional à saúde, garantido pelo Estado Brasileiro por meio da Carta Magna de 1988, seja efetivado. Fizemos o que estava à nossa disposição. Nossos pêsames à família da Aline, pois foi algo muito triste. Vamos investigar para detalhar o que foi feito e o que não foi feito, atribuindo as eventuais responsabilidades, colhendo todas as informações", reforçou o Dr. Vinícius Alcântara Galvão.