PL que propõe criação de Centro Especializado em Hemodiálise é aprovado na Câmara de Itabirito

por Comunicação publicado 18/04/2024 15h47, última modificação 18/04/2024 15h47
O projeto prevê a celebração de convênios entre o município, empresas privadas e o SUS para viabilizar a implantação do centro.

Projeto visa a implantação do centro de hemodiálise em Itabirito. Foto: divulgalção MS

Na sessão da Câmara Municipal de Itabirito, realizada na última segunda-feira (15/04), foi aprovado, em Redação Final, o Projeto de Lei (PL) nº 57/2024, que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise Peritoneal na cidade. A proposta, de autoria do vereador Márcio Oliveira Juninho (Cidadania), visa oferecer um tratamento multidisciplinar de saúde para pessoas com problemas renais.

O PL prevê que o centro seja equipado com uma equipe médica especializada em hemodiálise e diálise peritoneal, além de profissionais como psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. O objetivo é proporcionar um atendimento completo e especializado aos pacientes e seus familiares, garantindo o acesso a serviços próprios e especializados.

De acordo com o vereador Juninho, a criação desse centro é uma medida fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais em Itabirito. A cidade de Itabirito não possui esse centro, fato que dificulta e penaliza o doente, que na maioria das vezes tem que se deslocar para outras cidades para realizar o tratamento. Portanto, entendemos como necessária a criação de um Centro de Hemodiálise e Diálise Peritoneal em nossa cidade, de forma a patrocinar uma melhor qualidade de vida aos portadores dessa doença", justificou.

O projeto também determina que a Secretaria de Saúde seja responsável por coordenar e orientar as diretrizes para a implementação da política pública relacionada ao diagnóstico e tratamento das pessoas afetadas pela doença renal. Além disso, prevê a celebração de convênios entre o município, empresas privadas e o Sistema Único de Saúde (SUS) para viabilizar a implantação do centro.

O PL seguirá para apreciação do Executivo Municipal para sanção ou veto.