Padre Miguel explica a situação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Câmara de Itabirito

por Comunicação — publicado 30/08/2022 17h05, última modificação 31/08/2022 13h44
Parte do forro do templo religioso desabou no dia 15 de agosto.

Padre Miguel compareceu à Câmara de Itabirito nesta segunda-feira (29). Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Itabirito recebeu, na Tribuna Livre, o padre Miguel Ângelo Fiorillo. A convite do vereador Daniel Sudano (Cidadania), o religioso veio falar sobre o desabamento do forro do altar-mor da igreja de Nossa Senhora do Rosário em 15 de agosto deste ano.

Padre Miguel começou explicando sobre o desafio de impedir o desabamento de parte da igreja, que foi tombada, em 1955, como bem cultural nacional. Segundo ele, em fevereiro, a Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi comunicada sobre a intervenção que seria realizada no templo religioso. Contudo, a mesma não foi autorizada pelo órgão.

Em 18 de fevereiro, o padre encaminhou novamente um email ao Iphan, explicando a necessidade de intervenções emergenciais. A aprovação pelo instituto só ocorreu em 10 de junho, após várias trocas de email. Em julho, foi verificado que eram necessárias outras obras, que foram comunicadas novamente ao Iphan.

Como o órgão fiscalizador já havia autorizado colocar uma viga de concreto na nave principal da igreja, em 2009, o padre autorizou a realizar o mesmo procedimento. Porém, houve uma denúncia anônima de que a intervenção não estava de acordo com a aprovada pelo Iphan e a obra foi embargada em 12 de agosto. "Imediatamente, eu parei a obra. Porque, se eu não parasse, poderia ser acusado e responder por um crime”, disse padre Miguel.

Em 15 de agosto, houve o desabamento de parte da igreja. “Houve o desabamento por imperícia, por inabilidade, por falta de bom senso. Porque se tivesse entrado, se tivesse procurado o responsável, no dia 02 de agosto, teria visto a situação da igreja”, afirmou padre Miguel. O religioso agora aguarda o laudo do desabamento do Iphan.

O padre deixou toda a documentação, que apresentou aos vereadores, com o presidente da Câmara, vereador Arnaldo dos Santos (MDB). Arnaldo solicitou que a Comissão de Educação e Cultura elabore e envie um relatório para que sejam tomadas as devidas providências sobre o desabamento na igreja de Nossa Senhora do Rosário.