Nova lei visa proteger os profissionais de ensino de Itabirito

por Comunicação publicado 09/11/2023 17h12, última modificação 09/11/2023 17h12
Polícia deverá ser acionada quando houver violência física contra os educadores.
Nova lei visa proteger os profissionais de ensino de Itabirito

Profissionais de ensino vão estar mais protegidos em Itabirito. Foto: divulgação

Acaba de ser sancionada a Lei Municipal 3.954, que institui medidas para promover a segurança e combater a violência contra profissionais do ensino de Itabirito. De autoria do vereador Anderson Martins (MDB), a nova legislação visa proteger professores, pedagogos, dirigentes das escolas, administradores, coordenadores, inspetores e supervisores. 


De acordo com a lei, considera-se violência qualquer ação ou omissão que provoque ao profissional de ensino:

- dano moral;

- dano patrimonial;

- lesão corporal leve, grave ou gravíssima;

- morte.


Para combater a violência, a Prefeitura adotará medidas preventivas e corretivas quando houver risco para a integridade física ou moral do profissional de ensino. O município também deverá realizar seminários, palestras e debates semestrais nas escolas sobre violência com a participação da comunidade escolar, entre outros. 


Na hipótese de prática de violência física contra o profissional da educação, o gestor deverá acionar imediatamente a Polícia Militar e registrar um boletim de ocorrência. No caso de violência praticada por estudante menor de 18 anos, o acontecimento será comunicado aos pais ou ao responsável legal do agressor. Também será acionado o Conselho Tutelar e o Ministério Público.


De acordo com pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é líder no ranking de violência nas unidades de ensino. “Na opinião dos especialistas, deve haver um esforço conjunto do poder público, da sociedade civil e das redes de ensino para minimizar a violência sofrida pelos profissionais da educação nas unidades de ensino. Para tanto, é fundamental que haja desenvolvimento de ações educativas que envolvam a comunidade escolar, em especial os alunos e as famílias. Por isso, aprovamos este Projeto de Lei”, justificou o vereador Anderson Martins.