Mulheres na Câmara

por Comunicação — publicado 08/03/2023 13h45, última modificação 09/03/2023 14h06
Conheça a história da primeira vereadora de Itabirito
Mulheres na Câmara

Olímpia Martins Paranhos, 1ª vereadora de Itabirito. Foto: Comunicação

Olímpia Martins Paranhos, mais conhecida como Pepita, foi a primeira vereadora da história de Itabirito. Ela tomou posse em 1989 e, durante quatro anos, exerceu seu mandato na Câmara. “Na época, fui a vereadora que recebeu mais votos na eleição municipal, entre homens e mulheres. Isso foi muito importante para mim”, relembra.


Antes de se tornar parlamentar, Pepita trabalhava na área da saúde na Prefeitura. E foi convidada pelo ex-prefeito de Itabirito, Gastão Melillo, a se candidatar para o cargo de  vereadora. “Ele pediu autorização para minha mãe e, depois do consentimento dela, resolvi me candidatar”, contou.


Pepita era a única mulher da Câmara e dividia o Plenário com mais 14 vereadores homens. “Sempre usei calça. Mas, quando eu ia nas reuniões da Câmara, gostava de usar saia. Era para marcar mesmo a presença feminina na Casa Legislativa”, disse. 


Entre os projetos mais importantes do seu mandato, Pepita relembra da promulgação da Lei Orgânica de Itabirito e de diversas ações para melhorar a saúde na cidade. “Procurei sempre ajudar aqueles que mais precisavam, principalmente na área da saúde, porque era onde eu tinha mais conhecimento”, afirmou.


Hoje, aos 79 anos, Pepita está aposentada e cuida de duas irmãs mais velhas. “Fui a primeira vereadora de Itabirito e espero que mais mulheres ocupem este espaço. Precisamos de mais mulheres na política porque nós temos um olhar diferenciado, um olhar maternal. Mas isso não quer dizer que não somos firmes. Coragem, mulheres de Itabirito. A nossa cidade precisa de mulheres fortes e capazes na Câmara”, reforça.