Manifestantes participam da última reunião ordinária da Câmara

por Comunicação — publicado 21/12/2021 18h45, última modificação 21/12/2021 18h45
Eles reivindicavam melhorias no transporte público da cidade.
Manifestantes participam da última reunião ordinária da Câmara

Manifestantes ocuparam galeria do Plenário da Câmara nesta segunda-feira (21).

Integrantes do Movimento de Moradia, Luta de Classes, Mulheres Olga Benário e PSOL Itabirito estiveram presentes na última reunião da Câmara Municipal nesta segunda-feira (20). Da galeria do Plenário, e de forma pacífica, eles pediram aos vereadores melhorias no transporte público da cidade.

Uma das reivindicações era a circulação de ônibus municipais após às 20h. De acordo com Thomás Toledo, integrante do Movimento Luta de Classes, desde o início da pandemia, a Prefeitura de Itabirito restringiu a circulação de ônibus na cidade. Contudo, mesmo o município estando na Onda Verde, o fluxo de ônibus não voltou ao normal. “Não faz sentido. Qualquer pessoa que está trabalhando, qualquer jovem que está estudando precisa ter pelo menos uma opção de ônibus à noite. A gente conhece um monte de gente que largava o serviço às 21h e teve que deixar o trabalho porque não conseguia voltar para casa”, afirma.

Os manifestantes também pediam redução no preço da passagem e melhoria na quantidade de veículos que circulam na sede e nos distritos.

O presidente da Câmara, Leandro Silva Marques (PSDB), parabenizou os manifestantes pela reivindicação pacífica na Câmara e reforçou que esta é uma questão debatida constantemente por todos os vereadores da Casa. “Acho justo, legítimo e tem que melhorar mesmo. É uma luta incansável. A gente percebe que algumas situações deixam a desejar. A gente vê a dificuldade que as pessoas da zona rural tem para conseguir trabalho porque não tem o transporte digno para ir no horário comercial”, disse.

Os manifestantes queriam ocupar a Tribuna para expor suas reivindicações. Contudo, como não haviam preenchido os requisitos do Regimento Interno da Câmara, a oportunidade será concedida no próximo ano. “Nós temos uma normativa e diante do procedimento que temos hoje (eleição da Mesa Diretora) e inclusive por causa do horário, não foi possível a deliberação. O fato de vocês não estarem falando na tribuna não significa que vocês não estão sendo ouvidos. Dentro da normativa, a gente vai junto, a gente vai brigar e vai correr atrás e sem fugir do nosso propósito”, afirmou Léo do Social.