Lei valoriza identidade visual dos bairros de Itabirito

por Comunicação publicado 09/10/2025 14h57, última modificação 09/10/2025 14h57
Nova norma incentiva ações culturais, educativas e comunitárias que reforçam o pertencimento e a memória coletiva da cidade.
Lei valoriza identidade visual dos bairros de Itabirito

Mural artístico em Itabirito Foto: Prefeitura Municipal

Foi sancionada a Lei nº 4.391 que cria diretrizes para a valorização da identidade visual e simbólica dos bairros de Itabirito. A iniciativa busca fortalecer o vínculo entre a população e os espaços urbanos por meio de ações culturais, educativas e comunitárias que preservem os marcos visuais e a história local.


De autoria do vereador Fernando da Sheila (Mobiliza), a lei incentiva a criação e a manutenção de elementos que representem a identidade de cada bairro, como letreiros, murais, esculturas, totens e placas. Além disso, estimula a participação da comunidade, o envolvimento de escolas públicas e privadas, associações de moradores e coletivos culturais, além da possibilidade de parcerias com a iniciativa privada.


Segundo o vereador Fernando da Sheila, o objetivo é valorizar as expressões culturais e visuais que fazem parte da vida cotidiana dos itabiritenses. “Queremos reforçar o senso de pertencimento, reconhecer o valor simbólico dos nossos bairros e estimular a comunidade a preservar e celebrar sua própria história. Essa lei não impõe custos ao município, mas cria um caminho para que o Executivo e a população atuem juntos na construção de uma cidade com mais identidade e orgulho local”, destacou o parlamentar.