Lei reconhece expressões artísticas cristãs como manifestações culturais em Itabirito
por Comunicação
—
publicado
10/04/2025 14h15,
última modificação
10/04/2025 14h15
Nova legislação valoriza manifestações como música sacra, teatro e festividades cristãs.
O reconhecimento abrange diversas formas de expressão. Foto - Reprodução - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4.207, que reconhece oficialmente as expressões artísticas cristãs, as influências do cristianismo e seus aspectos religiosos como manifestações culturais de relevante interesse público no município de Itabirito. A proposta é de autoria do vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL).
De acordo com o texto da lei, o reconhecimento abrange diversas formas de expressão, como música sacra, cânticos e corais cristãos; teatro e encenações com temática religiosa; artes plásticas inspiradas no cristianismo; literatura e poesia cristãs; dança e festivais; além de celebrações e rituais que compõem o calendário cristão, como a Semana Santa e o Natal.
A nova legislação também autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar parcerias e apoiar eventos e exposições que promovam essas expressões culturais, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, valorizar o patrimônio imaterial e incentivar a participação popular.
Segundo o vereador Pastor Anderson, a tradição cristã está profundamente presente na vida cultural de Itabirito:
“Essas manifestações refletem valores que influenciam a convivência social, como solidariedade, respeito às escolhas do próximo, combate à intolerância religiosa e a promoção da dignidade humana.”