Lei que autoriza fornecimento gratuito de repelente para gestantes é sancionada em Itabirito

por Comunicação publicado 11/04/2024 14h03, última modificação 11/04/2024 14h03
Iniciativa visa combater doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e proteger a saúde materna e fetal na cidade.

A Lei também determina que o Executivo e demais órgãos subordinados realizarão campanhas periódicas de orientação sobre a utilização do repelente e seus componentes eficazes. Foto: Divulgação.

Foi sancionada a Lei nº 4.047/2024, de autoria do vereador Danilo Grilo (Cidadania), que autoriza o fornecimento gratuito de repelente contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika vírus e febre chikungunya, para gestantes de Itabirito.

De acordo com a legislação, o Executivo será responsável pelo fornecimento dos repelentes através das unidades básicas de saúde, após a confirmação via exame próprio. Os repelentes devem possuir eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti e ser compatíveis com a saúde da gestante e do feto, contendo ao menos um dos princípios ativos especificados na lei.

Além disso, a distribuição do repelente será feita em quantidade suficiente para garantir sua eficácia diária, de acordo com prescrição médica, seguida de orientação sobre o uso e prevenção contra o mosquito transmissor.

O vereador Danilo Grilo ressaltou a importância da medida, afirmando que a proteção contra os mosquitos é essencial, especialmente para as gestantes. “O objetivo dessa iniciativa é oferecer às gestantes do município de Itabirito alternativas para se protegerem contra a dengue, o que equivale a salvar vidas. Resta claro que a população não pode se descuidar da prevenção, especialmente para a importância de se eliminar os criadouros do Aedes aegypti", justificou.