Lei institui o Programa “Olhos da Comunidade” em Itabirito
Iniciativa incentiva a participação cidadã na identificação de problemas urbanos e na melhoria da gestão pública.
O programa tem como objetivo fortalecer a colaboração entre a população e o poder público. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4.393 que institui o Programa “Olhos da Comunidade”, voltado ao incentivo da participação cidadã na identificação e comunicação de irregularidades urbanas no município.
De autoria do vereador Fernando da Sheila (Mobiliza), o programa tem como objetivo fortalecer a colaboração entre a população e o poder público, permitindo que os cidadãos comuniquem situações como buracos em vias públicas, iluminação danificada, descarte irregular de lixo, vazamentos de água ou esgoto e placas de trânsito danificadas. As notificações poderão ser feitas pelos canais digitais da Prefeitura, com destaque para o WhatsApp oficial.
De acordo com o vereador Fernando da Sheila, o “Olhos da Comunidade” representa um avanço na relação entre governo e sociedade. “Queremos transformar o olhar atento do cidadão em uma ferramenta de melhoria da cidade. Quando cada morador se sente parte da solução, ganhamos em eficiência, agilidade e senso de pertencimento. É uma iniciativa simples, de baixo custo e com grande potencial de impacto positivo”, destacou o parlamentar.