Lei institui Campanha de Doação de Cabelos em Itabirito

por Comunicação publicado 11/01/2024 18h05, última modificação 11/01/2024 18h05
Ação proporcionará apoio a pacientes com câncer.
Lei institui Campanha de Doação de Cabelos em Itabirito

Campanha contribui para conscientizar a população sobre condições médicas que causam a perda de cabelo. Foto: Divulgação.

Uma iniciativa ganha destaque em Itabirito com a sanção da Lei Municipal N° 3.985, que estabelece a criação da "Campanha de Doação de Cabelos" na cidade.

De autoria do vereador Igor Junior (PTB), a nova Lei visa arrecadar cabelos que serão destinados a instituições dedicadas ao tratamento contra o câncer. A campanha será responsável por receber, armazenar, catalogar e disponibilizar os cabelos doados pela população, promovendo uma gestão eficaz das doações.

Pessoas com cabelos a partir de 15 centímetros de comprimento, em boas condições de higiene e saúde capilar, poderão participar como doadores. Menores de idade ou incapazes deverão obter autorização dos pais ou responsáveis. As doações poderão ser entregues em pontos de coleta, que serão instalados na cidade.

Os cabelos doados vão contribuir para a confecção de perucas ou outros acessórios capilares, auxiliando os pacientes em tratamento a recuperar sua autoestima. A iniciativa promoverá campanhas educativas e de conscientização sobre a importância da doação de cabelos.

O vereador Igor Junior destacou a importância emocional e financeira da doação de cabelo, ressaltando que essa iniciativa contribui para conscientizar a população sobre condições médicas que causam a perda de cabelo, como o câncer e a alopecia.

“A doação de cabelo ajuda a conscientizar a população sobre as condições médicas que causam a perda de cabelo, como o câncer e a alopecia. Isso pode levar a uma maior compreensão e apoio às pessoas que enfrentam essas condições. Através da doação de cabelo, as pessoas podem desenvolver uma maior sensibilidade e empatia em relação às lutas e desafios enfrentados por outras pessoas que passam pelo tratamento de câncer em sua comunidade. Isso pode levar a um maior senso de solidariedade e responsabilidade social", justificou o vereador.