Justiça Eleitoral faz campanha para incentivar jovens de 16 e 17 a tirarem o título de eleitor

por Comunicação publicado 20/03/2024 12h27, última modificação 20/03/2024 12h27
“Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral” estimula o exercício do direito ao voto.

O alistamento e a transferência de domicílio acontecem até 8 de maio. Foto: Divulgação.

A Justiça Eleitoral promove, até a próxima sexta-feira (22/03), uma campanha dedicada ao voto dos jovens, intitulada “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”. A Semana do Jovem Eleitor 2024 busca incentivar pessoas entre 16 e 17 anos a tirar o título e a participar das Eleições Municipais deste ano.

Durante a campanha, as redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estarão direcionadas para dialogar de forma mais direta com os jovens que estão aptos a participar das eleições pela primeira vez, mesmo que o voto ainda seja facultativo para alguns deles.

Além da colaboração dos TREs, a mobilização contará com a cooperação de organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas, todos trabalhando para chamar atenção para o prazo dos serviços como alistamento ou transferência de domicílio, que se encerra em 8 de maio. A partir do dia seguinte, novas inscrições eleitorais não serão mais permitidas, a fim de preparar a logística de votação do pleito.

Somente em janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor.

Como participar:

Durante a Semana do Jovem Eleitor 2024, os perfis do TSE no Instagram e no TikTok estarão dedicados a conversar com os jovens de 16 a 17 anos. Os interessados podem participar compartilhando os materiais do Tribunal, publicando sobre o voto jovem nas redes sociais ou produzindo conteúdos autorais com a identidade visual proposta, incluindo o filtro do “Festival Primeiro Voto” disponível no story do Instagram.

Vale ressaltar que o alistamento e a transferência de domicílio acontecem até 8 de maio. O 1º turno das eleições será em 6 de outubro e o segundo turno no dia 27 de outubro.

Pessoas a partir de 16 anos de idade podem solicitar a primeira via do título de eleitor até 8 de maio através do Autoatendimento Eleitoral, disponível online. O serviço também está disponível para jovens com 15 anos que completarão 16 antes do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, que acontece em 6 de outubro.

Os demais eleitores também têm até o dia 8 de maio para alterar seus dados, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou resolver pendências, conforme orientações do TSE.