Itabirito terá serviço do Caps Álcool e Drogas

por Comunicação — publicado 03/06/2022 16h32, última modificação 03/06/2022 16h32
Informação foi confirmada aos vereadores nesta quinta-feira. O espaço deverá ser inaugurado no fim deste ano.
Itabirito terá serviço do Caps Álcool e Drogas

Silvana Caroline mendanha da Tribuna da Câmara Municipal de Itabirito. Foto: Comunicação

O mês de maio é marcado pela luta antimanicomial. Para falar mais sobre esta questão, a coordenadora técnica dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em Itabirito, Silvana Caroline Mendanha, veio à Câmara Municipal nesta quinta-feira (02) explicar a situação da entidade e os principais desafios enfrentados.

O convite foi feito pelo vereador Paulinho (Republicanos). “Me perguntaram quais eram as políticas públicas para os usuários de álcool e drogas na cidade. Fui então conhecer o Caps e gostei do que vi. Acho importante esse serviço ser mais bem divulgado”, disse o vereador.

Silvana explicou que o Caps surgiu como um serviço substitutivo após a reforma psiquiátrica, que decretou o fim dos manicômios e permitiu que os sujeitos com algum um tipo de sofrimento mental fizessem o tratamento em liberdade, garantindo a eles o acesso a todos os direitos. “Antigamente, essas pessoas eram internadas, sem direito à sociabilização”, comentou.

Ela explicou que em Itabirito há uma rede muito robusta de atendimento, composta pelas Unidades Básicas de Saúde, o Caps Adulto e o Infantojuvenil, a UPA e dois leitos de retaguarda no hospital geral. “Contamos com uma equipe multidisciplinar. É mais que um serviço, é uma causa. A gente trabalha com acolhimento, com afeto e cuidado com as pessoas com sofrimento mental”, comenta.

O Caps Adulto foi atingido pela enchente no mês de janeiro e está funcionando no Caps Infantojuvenil. A reforma da nova unidade está sendo realizada e deve ser inaugurada em agosto.

Silvana explicou que será aberto na cidade o Caps Álcool e Drogas. “A gente tem percebido um aumento muito grande do uso abusivo de álcool e outras drogas. Atualmente, os Caps Adulto e Infantojuvenil fazem esse tipo de atendimento. Mas, devido ao crescimento, vimos a necessidade de ter outro espaço. Estamos procurando uma casa para abrir este serviço”, explicou. A previsão é que o local seja entregue à população até o final do ano.

O vereador Léo do Social (PSDB) explicou a importância do Caps ter um espaço físico definitivo, já que a mudança de local impacta no tratamento de alguns pacientes. “Espero que vocês consigam um lugar bom, que proporcione uma qualidade de vida para essas pessoas. Muitas pessoas me procuram, pedindo ajuda para internar pessoas em clínicas de recuperação. Este serviço será muito útil”, disse.

O presidente da Câmara de Itabirito, Arnaldo Pereira dos Santos (MDB), elogiou o trabalho realizado pela equipe dos Caps na cidade. "A gente mede a eficiência do trabalho pelo nível de reclamação. E, quando a gente ouve algum tipo de reclamação, é por falta de medicamentos. Mas tecnicamente a gente não tem tido reclamação. A gente sai desta conversa com a certeza que o Caps está em boas mãos”, enfatizou.