Itabirito terá Campanha sobre Segurança Digital

por Comunicação publicado 04/10/2023 16h11, última modificação 04/10/2023 16h11
Nova lei acaba de ser sancionada pelo prefeito, Orlando Caldeira.
Itabirito terá Campanha sobre Segurança Digital

Imagem: divulgação

Foi sancionada a Lei 3.942 que instituiu, em Itabirito, a Campanha de Conscientização acerca da Segurança Digital e do uso da tecnologia. A nova legislação visa alertar sobre conjuntos de medidas, práticas e processos usados para proteger sistemas, dispositivos eletrônicos, redes, servidores e bloquear possíveis ameaças e ataques cibernéticos.

A Campanha irá promover:

- o exame minucioso do impacto da tecnologia nas atividades cotidianas;

- o aprendizado do conceito de cibercidadania, estimulando a população a ser mais crítica sobre as relações sociais nos ambientes digitais;

- a conscientização sobre os riscos presentes nos ambientes digitais, principalmente os crimes praticados, como: estelionato, falsidade ideológica, abuso sexual, racismo, além de vazamentos de dados pessoais, cyberbullying e outras ameaças.

O vereador Anderson Martins (MDB) foi o autor do Projeto de Lei. “A segurança digital tornou-se um tema crucial na sociedade contemporânea, uma vez que a tecnologia e a internet se tornaram partes integrantes da vida cotidiana. Em face dos avanços

tecnológicos e do aumento das atividades on-line, a necessidade de conscientização sobre os riscos e melhores práticas de segurança digital é mais evidente do que nunca. Nesse contexto, a criação da Semana da Segurança Digital é de extrema importância”, justificou o parlamentar.