Lei busca promover inclusão nas escolas municipais por meio de atividades pedagógicas que valorizam a diversidade e combatem preconceitos.
A iniciativa busca promover uma educação mais inclusiva e reforçar o respeito à diversidade no ambiente escolar. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4369, que dispõe sobre a conscientização e sensibilização dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino acerca das dificuldades e potencialidades das pessoas com deficiência em Itabirito. A iniciativa busca promover uma educação mais inclusiva e reforçar o respeito à diversidade no ambiente escolar.
De autoria do vereador Anderson do Sou Notícia (PL), a lei prevê a inclusão de atividades pedagógicas como palestras, aulas específicas, oficinas e exibição de vídeos, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes, combater preconceitos e estimular a convivência harmônica.
“Ao incluir atividades pedagógicas voltadas para essa temática, o projeto visa ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as diferentes formas de deficiência, desmistificando preconceitos e estigmas que ainda persistem socialmente. Além disso, permite que os alunos compreendam as capacidades e talentos das pessoas com deficiência, reforçando o valor da diversidade humana”, destacou o parlamentar.
A legislação também autoriza o município a firmar convênios com instituições públicas e privadas, possibilitando a realização de capacitações, atividades educativas e o fornecimento de materiais de apoio, além da participação de profissionais especializados na área.