Itabirito sanciona lei para apoiar e incentivar a participação das mulheres no esporte

por Comunicação publicado 29/04/2024 18h45, última modificação 29/04/2024 18h45
A nova legislação visa promover igualdade de gênero e ampliar a liderança das mulheres nas atividades esportivas locais.
Itabirito sanciona lei para apoiar e incentivar a participação das mulheres no esporte

O principal objetivo desta legislação é criar condições para o acesso igualitário das mulheres às práticas esportivas no município. Foto - Divulgação.

Foi sancionada a Lei nº 4056, de autoria do vereador Fabinho Fonseca (PSD), que institui a Política Municipal de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte em Itabirito.

 

O principal objetivo desta legislação é criar condições para o acesso igualitário das mulheres às práticas esportivas no município, bem como ampliar sua presença em cargos de liderança no meio esportivo.

 

A política proposta será implementada através de diversas ações e programas, com foco na promoção da igualdade de gênero no esporte, incentivo à participação feminina em todas as modalidades esportivas e desenvolvimento de lideranças femininas nas organizações esportivas.

 

Entre as medidas previstas estão campanhas de conscientização e sensibilização sobre a importância da participação feminina no esporte, ações de capacitação e formação para mulheres interessadas em cargos técnicos, de arbitragem, gestão esportiva, entre outros.

 

Além disso, serão estabelecidas parcerias com instituições esportivas, escolas e entidades locais para garantir o acesso igualitário das mulheres às instalações esportivas e oferecer treinamentos e competições.


"A criação desta política municipal busca promover a igualdade de gênero no esporte, garantindo o acesso das mulheres às práticas esportivas e ampliando sua participação em cargos de liderança. Além de contribuir para a saúde e bem-estar da população feminina. O esporte é um importante meio de desenvolvimento pessoal, social e profissional, portanto, é fundamental criar condições para que as mulheres possam desfrutar dos benefícios do esporte e ter oportunidades de liderança no setor esportivo", justificou o vereador Fabinho Fonseca.