Itabirito passa a ter Programa de Incentivo às Batalhas de Rimas e Dança, Saraus e Slams

por Comunicação publicado 20/12/2023 18h15, última modificação 20/12/2023 18h33
Nova lei foi votada e aprovada pela Câmara Municipal.

Itabirito terá rograma de Incentivo às Batalhas de Rimas e dança, Saraus e Slams. Foto: divulgação

A cultura Hip Hop está cada dia mais presente em Itabirito. E agora, esse movimento cultural terá mais um incentivo: foi sancionada a Lei 3.981, que institui o Programa Municipal de Incentivo às Batalhas de Rimas e Dança, Saraus e aos Slams na nossa cidade.

Na Batalha de Rimas, a competição acontece por meio de rimas improvisadas, com uso ou não de som elétrico. Já no Slams, há reunião de pessoas para competir a partir da declamação de poesia.

De autoria do vereador Anderson Martins (MDB), a nova Lei tem como objetivo:

- valorizar a produção cultural periférica;

- promover a ocupação cultural e preservação do uso dos locais públicos;

- incentivar a formação e profissionalização relativas às manifestações

culturais populares;

- fortalecer e estruturar a rede de agentes culturais que realizam esses eventos.

“As batalhas de rimas e danças, saraus e slam enfrentam dificuldade para organização e apoio, além da perseguição e desarticulação por ser uma expressão cultural periférica. A estruturação dessa política se justifica pela necessidade de dar suporte a essas manifestações na cidade. Mesmo que sejam de menor porte, esses eventos devem ter o apoio da administração municipal para serem realizados”, justificou o vereador Anderson Martins.