Itabirito passa a ter o programa ‘Em Movimento”

por Comunicação publicado 24/04/2024 15h50, última modificação 24/04/2024 15h51
Lei Municipal visa promover ações voltadas para uma vida mais saudável.
Itabirito passa a ter o programa ‘Em Movimento”

Programa 'Em Movimento' visa estimular a atividade física. Foto: divulgação

Foi sancionada a Lei Municipal nº 4.051, que institui o Programa “Em Movimento” na cidade de Itabirito. A nova legislação visa promover ações voltadas para uma vida saudável, por meio do combate ao sedentarismo e do desenvolvimento de programas que previnam a obesidade infantojuvenil, adulta e idosa no município.

Além de promover a orientação alimentar, estimulando e promovendo a atividade física, o programa também irá desenvolver outras ações voltadas para a redução de peso nas diversas faixas etárias.

Um dos objetivos do programa é desenvolver projetos direcionados à atividade física nas praças, escolas, parques, postos de saúde e em outros locais públicos, abrangendo:

- Interdição de vias em horários alternativos para a prática de caminhadas e passeios ciclísticos;

- Abertura das unidades escolares e de saúde nos finais de semana.

Também serão realizadas campanhas educativas com informações sobre a qualidade dos alimentos e o que é preciso fazer para ter uma boa nutrição.

O vereador Igor Junior (Solidariedade) foi o autor do Projeto de Lei. “ A obesidade é um forte problema de saúde pública e é melhor prevenir, desde a infância e adolescência, que remediar no decorrer da vida. A criação de uma cultura de cidade saudável, onde a população pratica esportes e se alimenta bem, é essencial para uma vida feliz”, justificou o vereador.