Itabirito oficializa o “Dia D na Escola – Juventude Cidadã” para promover formação cidadã entre jovens
por Comunicação
—
publicado
10/12/2025 17h48,
última modificação
10/12/2025 17h48
Lei incentiva acesso à documentação, orientações sobre participação política e apoio ao ingresso no mercado de trabalho.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso de jovens a informações e orientações. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4483, que reconhece oficialmente o “Dia D na Escola – Juventude Cidadã” como parte do calendário de eventos educativos e sociais do município de Itabirito. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso de jovens a informações e orientações sobre cidadania, documentos essenciais e participação política.
O projeto é de autoria do vereador Daniel Sudano (Cidadania), que destacou a importância da proposta para apoiar adolescentes que, ao chegar à faixa dos 16 a 18 anos, precisam emitir documentos fundamentais, como título de eleitor, carteira de trabalho digital e cumprir o alistamento militar.
Segundo ele, “Muitos jovens não encontram o devido apoio ou informação para a realização dessas etapas. O ‘Dia D na Escola – Juventude Cidadã’ propõe-se a mobilizar a comunidade escolar para fornecer orientações e reforçar a importância da participação política, social e econômica. Trata-se de uma medida educativa e formativa que fortalece a escola como espaço de cidadania.”
A data passa a integrar o calendário municipal como um momento dedicado à promoção de ações voltadas à formação cidadã, com foco na conscientização sobre documentação pessoal, direitos e deveres, e no incentivo à participação comunitária.
A lei estabelece que o evento tem caráter educativo e social, podendo contar com atividades pedagógicas, palestras, oficinas e ações de orientação, sem gerar novos encargos para o Poder Executivo.
A legislação permite que a sociedade civil, escolas, entidades públicas e privadas, associações estudantis e organizações comunitárias sejam convidadas a participar das atividades, ampliando o alcance e o impacto das ações realizadas. O “Dia D na Escola – Juventude Cidadã” será celebrado anualmente, em data simbólica definida pelo Poder Executivo.