Itabirito institui Semana Quebrando o Silêncio em defesa das vítimas de violência doméstica

por Comunicação publicado 23/10/2025 14h25, última modificação 23/10/2025 14h22
Lei cria o Dia Municipal da Lei Maria da Penha e promove conscientização sobre a violência contra mulheres, crianças e idosos.
Itabirito institui Semana Quebrando o Silêncio em defesa das vítimas de violência doméstica

Iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre a violência doméstica e familiar. Foto - Freepik.

Foi sancionada a Lei nº 4.429, que institui o Dia Municipal da Lei Maria da Penha e a Semana Quebrando o Silêncio no calendário oficial do município de Itabirito. A iniciativa, proposta pelo vereador Manoel da Autoescola (PT), tem como objetivo promover a conscientização sobre a violência doméstica e familiar, reforçando medidas de proteção e programas educativos voltados à população.

 

Segundo o vereador, “o objetivo da celebração do dia da Lei Maria da Penha visa dar publicidade às medidas protetivas de urgência e estabelece a promoção de programas educacionais com perspectiva de gênero, raça e etnia, entre outras propostas. Todos esses dispositivos intensificam uma rede integrada de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, além de atenderem às recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos para o caso Maria da Penha Maia Fernandes.”

 

A Semana Quebrando o Silêncio será realizada anualmente na semana que antecede o quarto sábado do mês de agosto. Durante essa semana, serão promovidas atividades como fóruns, encontros de escola de pais, eventos educativos e outras manifestações voltadas à conscientização sobre a violência doméstica.

 

A iniciativa tem como objetivos: esclarecer a população sobre a importância de apoiar e dar ênfase à luta contra a violência doméstica praticada contra mulheres, crianças e idosos; informar sobre os abusos cotidianos e o silêncio das vítimas, desenvolvendo um sentido de respeito nos relacionamentos; estimular mulheres, crianças e idosos a enfrentar e denunciar situações de violência.