Iniciativa prevê plantio de árvores frutíferas em praças, parques e escolas, com participação da comunidade.
O programa prevê o plantio de espécies frutíferas nativas ou adaptadas. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4.363, que cria o Projeto Pomar Urbano, destinado ao plantio e à reposição de árvores frutíferas em áreas públicas do município de Itabirito. A iniciativa é de autoria do vereador Daniel Sudano (Cidadania) e tem como objetivo unir sustentabilidade ambiental, valorização dos espaços públicos e segurança alimentar.
Segundo Daniel Sudano, a proposta busca transformar a cidade em um ambiente “mais verde, saudável e acolhedor”, ao mesmo tempo em que oferece à população, especialmente comunidades vulneráveis, acesso gratuito a frutas, estimulando a alimentação saudável e a economia solidária.
O programa prevê o plantio de espécies frutíferas nativas ou adaptadas à região em praças, parques urbanos, áreas livres de escolas municipais e demais áreas verdes. Entre os benefícios esperados estão a melhoria da qualidade do ar, sombreamento natural, combate às ilhas de calor, redução da poluição sonora e incentivo à biodiversidade.
Além disso, a lei estabelece que a implantação poderá ocorrer por meio de mutirões comunitários, programas de educação ambiental e adoção de áreas públicas por moradores, instituições e empresas. O Executivo também está autorizado a firmar parcerias com organizações da sociedade civil, universidades, associações de bairro e cooperativas.
“O Pomar Urbano também é uma ferramenta de educação ambiental, especialmente quando desenvolvido nas escolas, onde os alunos podem participar do plantio e aprender sobre a importância de preservar os recursos naturais”, destacou o vereador.