Itabirito institui Programa Municipal de Cinematografia e Linguagem Audiovisual nas escolas

por Comunicação publicado 08/10/2025 15h05, última modificação 08/10/2025 15h02
Lei busca estimular a criatividade, o pensamento crítico e a valorização do cinema nacional e regional entre estudantes da rede pública.
Itabirito institui Programa Municipal de Cinematografia e Linguagem Audiovisual nas escolas

O programa visa estimular o interesse pela linguagem cinematográfica e audiovisual. Foto - Freepik.

Foi sancionada a Lei nº 4389, que institui o Programa Municipal de Introdução à Cinematografia e Linguagem Audiovisual nas escolas da rede pública do município de Itabirito. A iniciativa é de autoria da vereadora Rose da Saúde (PSB) e tem como objetivo promover a formação cultural, artística e crítica dos estudantes.

 

Segundo a parlamentar, “ao ser incorporado ao cotidiano educacional, o cinema contribui significativamente para a ampliação do repertório intelectual e sensível dos alunos, estimulando a criatividade, o pensamento reflexivo, a comunicação e a empatia. Além disso, promove o desenvolvimento de competências essenciais para a leitura crítica do mundo, favorecendo o engajamento dos jovens com temas sociais, históricos e culturais”.

 

O programa visa estimular o interesse pela linguagem cinematográfica e audiovisual, desenvolver pensamento crítico e sensibilidade estética, ampliar o repertório cultural e valorizar o cinema nacional e regional como ferramenta de educação e expressão artística.

 

Entre as ações previstas estão: sessões de cinema comentadas, oficinas de roteiro, produção, fotografia, som e edição, criação de cineclubes escolares, exibição de curtas e longas-metragens com rodas de conversa, e parcerias com cineastas, coletivos audiovisuais e universidades.

 

O Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Secretaria de Cultura, poderá firmar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas para viabilizar a execução do programa. As atividades poderão integrar o currículo escolar de forma interdisciplinar ou como componente de projetos pedagógicos extracurriculares, promovendo o acesso dos alunos a novas formas de expressão e representação da realidade.