Itabirito institui programa "Lacres que Transformam" para ajudar pessoas em vulnerabilidade social

por Comunicação publicado 18/06/2025 15h11, última modificação 18/06/2025 15h11
Iniciativa promove coleta de lacres e tampinhas para financiar a compra de materiais ortopédicos, unindo conscientização ambiental e solidariedade.
Itabirito institui programa "Lacres que Transformam" para ajudar pessoas em vulnerabilidade social

Lei estimula coleta de lacres de alumínio e tampinhas plásticas de garrafas. Imagem: divulgação

Foi sancionada a Lei nº 4275, que cria no município de Itabirito o Programa "Lacres que Transformam". A ação tem como objetivo estimular a coleta de lacres de alumínio e tampinhas plásticas de garrafas para gerar recursos destinados à aquisição e doação de materiais ortopédicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.


O programa será implementado por meio de parcerias com cooperativas de reciclagem e empresas interessadas no reaproveitamento dos materiais coletados. Além disso, haverá o cadastramento dos beneficiários, com prioridade para pessoas de baixa renda e com deficiência física, garantindo que os equipamentos sejam entregues a quem realmente precisa.


Segundo o vereador Léo do Social (PSDB), autor do Projeto de Lei, a iniciativa alia a conscientização ambiental à solidariedade, promovendo a reciclagem e a destinação correta de materiais frequentemente descartados de forma inadequada. 


“Além do benefício ambiental, o programa visa proporcionar mais qualidade de vida e acessibilidade a pessoas que necessitam de cadeiras de rodas, andadores, muletas e outros dispositivos ortopédicos, mas que não têm condições financeiras para adquiri-los”, destacou o parlamentar.


A Prefeitura Municipal poderá firmar convênios e parcerias com instituições públicas e privadas para viabilizar e otimizar a execução do programa, que já é referência em vários municípios brasileiros por seu forte apelo social e sustentável. Com essa ação, Itabirito dá um importante passo na promoção da inclusão social e na proteção do meio ambiente.