Programa busca aproximar estudantes das estruturas públicas de Itabirito, incentivando cidadania, participação social e respeito às instituições.
Iniciativa tem como objetivo aproximar os estudantes das estruturas governamentais locais e promover a formação cidadã desde a infância. Foto - Freepik.
Foi sancionada em Itabirito a Lei nº 4.353, que cria o Programa de Visitas Pedagógicas às Repartições Públicas Municipais, voltado para alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa, de autoria da vereadora Rose da Saúde (PSB), tem como objetivo aproximar os estudantes das estruturas governamentais locais e promover a formação cidadã desde a infância.
O programa prevê que as visitas sejam organizadas em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e os diferentes setores da Administração Pública, seguindo um cronograma anual e respeitando a faixa etária e o conteúdo curricular de cada turma.
As atividades poderão incluir recepção e explanação sobre o funcionamento das instituições; dinâmicas lúdicas e interativas sobre cidadania, democracia e participação social; conversas com gestores, representantes do poder público e servidores municipais; distribuição de materiais educativos.
Segundo a lei, a prioridade será para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, etapa em que os conteúdos de organização política e social começam a ser trabalhados de forma mais intensa.
A lei também permite que o Executivo firme parcerias com universidades, entidades da sociedade civil e outros órgãos públicos para apoiar a execução do programa.
A vereadora Rose da Saúde destacou a importância da medida para fortalecer a consciência política das novas gerações:
“O projeto tem como finalidade aproximar os estudantes da rede municipal de ensino das estruturas públicas da cidade de Itabirito, despertando desde cedo o interesse pelo funcionamento da administração pública e pelo papel fundamental dos poderes constituídos na construção de uma sociedade democrática. Educar é, também, formar para a cidadania, e é dever do poder público oferecer oportunidades para que esse conhecimento aconteça de forma prática e significativa.”