Itabirito institui programa “Cuidando de Quem Cuida” para apoiar mães de pessoas com deficiência
por Comunicação
—
publicado
18/07/2025 16h18,
última modificação
18/07/2025 16h18
Lei prevê atendimento psicossocial, ações de acolhimento e valorização da maternidade atípica.
Lei “Cuidando de Quem Cuida” é sancionada em Itabirito. Foto: divulgação
A Lei Municipal nº 4.293, sancionada em Itabirito, cria o programa “Cuidando de Quem Cuida”, com foco no acolhimento e na promoção da saúde integral de mães de pessoas com deficiência.
A iniciativa busca oferecer acompanhamento psicológico, ações de bem-estar e estratégias de valorização pessoal e profissional para essas mulheres, reconhecendo os desafios da maternidade atípica e propondo políticas públicas voltadas à sua qualidade de vida.
De autoria do vereador Léo do Social (PSDB), o projeto propõe uma rede de apoio intersetorial envolvendo profissionais da saúde, educação, assistência social e jurídica, além da criação de campanhas de conscientização.
“A proposta de um programa de acolhimento e uma semana dedicada à maternidade atípica busca reconhecer e apoiar essas mães, ampliando a formulação de políticas públicas para melhorar seu suporte”, justificou o vereador.
O programa prevê ainda o acesso prioritário dessas mães a serviços terapêuticos, oficinas de autocuidado, ações de capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho, além de atividades educativas voltadas à sociedade para sensibilização sobre o tema. As ações serão implementadas com o uso de estruturas e recursos já existentes, promovendo integração e eficiência no cuidado com quem, diariamente, cuida de outras vidas.