Lei busca garantir informação, acolhimento e qualidade de vida para mulheres que enfrentam o climatério e a menopausa em Itabirito.
A lei busca enfrentar o desconhecimento e a falta de suporte enfrentados por muitas mulheres. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4358, que cria a Política Municipal de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa em Itabirito. A iniciativa tem como foco ampliar a informação, o acolhimento e o cuidado para mulheres que enfrentam essa fase da vida, marcada por transformações físicas, hormonais e emocionais.
De autoria do vereador Anderson do Sou Notícia (PL), a lei busca enfrentar o desconhecimento e a falta de suporte enfrentados por muitas mulheres. “O climatério e a menopausa são eventos biológicos com impactos significativos sobre a saúde e o bem-estar feminino. Muitas mulheres enfrentam sintomas como ondas de calor, alterações de humor, insônia, secura vaginal, além de riscos aumentados para osteoporose, doenças cardiovasculares e distúrbios psicológicos. Apesar disso, o acesso a informações claras ainda é limitado, o que acarreta sofrimento desnecessário e perda de qualidade de vida”, afirmou o parlamentar.
A política tem como objetivos principais promover a conscientização da população sobre o climatério e a menopausa; incentivar a escuta das demandas das mulheres; sensibilizar profissionais da saúde para um atendimento especializado; e fomentar o diálogo social em torno do tema.
Entre as ações previstas estão palestras, seminários, oficinas, campanhas e rodas de conversa, além da produção e distribuição de materiais informativos. As atividades poderão ser realizadas em parceria com entidades públicas e privadas, organizações da sociedade civil e profissionais especializados.