Itabirito institui o Fevereiro Roxo para conscientização sobre Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus
Com foco na saúde e na informação, mês de fevereiro passa a ser dedicado à conscientização sobre três doenças que afetam milhares de brasileiros.
A campanha passa a integrar o calendário oficial de eventos do município e prevê ações educativas e informativas voltadas à população. Foto - Freepik.
Foi sancionada em Itabirito a Lei nº 4220, que institui o “Fevereiro Roxo”, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus. A campanha passa a integrar o calendário oficial de eventos do município e prevê ações educativas e informativas voltadas à população.
O vereador Manoel da Autoescola (PT), autor do Projeto de Lei, informou que o objetivo é ampliar o conhecimento da sociedade sobre essas doenças crônicas, muitas vezes silenciosas e de difícil diagnóstico. “A campanha tem como um de seus principais objetivos estimular o diagnóstico precoce, o que contribui significativamente para o controle dos sintomas e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares”, justificou o parlamentar.
Durante o mês de fevereiro, a lei prevê a realização de campanhas, seminários, palestras, ações educativas e mobilizações sociais com apoio do poder público, da iniciativa privada e de organizações civis. A proposta é promover o engajamento da comunidade na discussão e combate às doenças.