Itabirito institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

por Comunicação publicado 06/08/2025 15h29, última modificação 06/08/2025 15h29
Data será celebrada anualmente em 30 de agosto com ações voltadas à promoção da saúde, informação e apoio aos pacientes.
Itabirito institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Iniciativa visa ampliar o debate público sobre a doença. Foto - Freepik.

Foi sancionada em Itabirito a Lei Municipal nº 4311, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, a ser celebrado anualmente no dia 30 de agosto. A proposta foi apresentada pelo vereador Anderson do Sou Notícia (PL) e visa ampliar o debate público sobre a doença, estimular o diagnóstico precoce e fortalecer a rede municipal de saúde no atendimento a pacientes.

 

Segundo o vereador, a criação da data oficial representa o compromisso do município com a promoção da saúde e o bem-estar das pessoas acometidas pela esclerose múltipla, uma doença neurológica crônica e ainda pouco conhecida por parte da população. “A iniciativa estimula o conhecimento, o debate e a solidariedade, promovendo a integração entre os serviços médicos, profissionais de saúde e a comunidade”, afirmou.

 

De acordo com a nova lei, as ações a serem realizadas poderão incluir campanhas de conscientização e orientação sobre sinais de alerta e características da doença; oferta de diagnóstico e tratamento em unidades da Rede Pública Municipal de Saúde; apoio psicológico e social aos pacientes e seus familiares, com foco na adesão ao tratamento; eventos públicos, seminários e palestras sobre o tema; inclusão das atividades na Estratégia de Saúde da Família; e promoção de hábitos saudáveis e prevenção de comorbidades associadas.

 

A legislação também autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com instituições públicas e privadas, inclusive universidades e organizações da sociedade civil, para ampliar o alcance das ações de conscientização e acompanhamento dos pacientes.

 

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, podendo causar fadiga, alterações motoras, visuais e cognitivas. O diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.