Itabirito institui o “Julho Verde e Amarelo” para conscientização sobre tumores de cabeça e pescoço
por Comunicação
—
publicado
18/08/2025 16h36,
última modificação
18/08/2025 16h36
Campanha visa informar sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, promovendo qualidade de vida e bem-estar.
A campanha será realizada anualmente durante todo o mês de julho e tem como objetivo alertar a população. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4.332, que institui o “Julho Verde e Amarelo” no calendário oficial do município de Itabirito, destinado à conscientização sobre tumores de cabeça e pescoço. A campanha será realizada anualmente durante todo o mês de julho e tem como objetivo alertar a população sobre prevenção, sintomas, diagnóstico precoce e tratamento desses tipos de câncer, que incluem a boca, língua, garganta, laringe, faringe, glândulas salivares e tireoide.
De autoria do vereador Danilo Donato do Só Por Hoje (PL), a iniciativa busca sensibilizar a população e reduzir o número de casos avançados, promovendo saúde, bem-estar e combate ao estigma enfrentado por pacientes e sobreviventes.
“O câncer de cabeça e pescoço representa um conjunto de doenças que afetam estruturas vitais e impactam significativamente a fala, deglutição e qualidade de vida dos pacientes. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e para a redução da mortalidade”, destacou o parlamentar.
Durante o mês de julho, poderão ser realizadas campanhas educativas em escolas, unidades de saúde e repartições públicas, além de palestras, seminários e oficinas com profissionais da área de saúde. A lei também prevê parcerias com instituições públicas e privadas para exames preventivos gratuitos e a iluminação de prédios públicos com a cor roxa, símbolo da campanha.