Itabirito institui Dia Municipal de Prevenção e Conscientização sobre Comportamentos Aditivos e Dependências

por Comunicação publicado 14/08/2025 15h45, última modificação 14/08/2025 15h45
Data será celebrada em 20 de fevereiro com ações educativas, culturais e de promoção da saúde mental.
Itabirito institui Dia Municipal de Prevenção e Conscientização sobre Comportamentos Aditivos e Dependências

Data terá como foco alertar a população sobre os riscos e consequências do uso de substâncias psicoativas e de hábitos prejudiciais. Foto - Freepik.

Foi sancionada a Lei nº 4.324, que cria o Dia Municipal de Prevenção e Conscientização sobre Comportamentos Aditivos e Dependências. A data será comemorada anualmente em 20 de fevereiro e terá como foco alertar a população sobre os riscos e consequências do uso de substâncias psicoativas e de hábitos prejudiciais, como jogos de azar e uso excessivo de internet, além de incentivar alternativas saudáveis de convivência e lazer.

 

De autoria do vereador Anderson do Sou Notícia (PL), a proposta prevê a realização de campanhas educativas, palestras, debates, oficinas, atividades culturais e esportivas, bem como a divulgação de serviços de atendimento e apoio psicológico. 

 

“Ao instituir um dia municipal para trabalhar essas questões, cria-se uma oportunidade de mobilizar diferentes setores da sociedade. Assim, a proposta é atuar tanto na conscientização quanto na promoção de alternativas saudáveis, por meio de atividades culturais, esportivas, informativas e de fortalecimento dos vínculos sociais, que são fundamentais para a construção de uma vida mais equilibrada e livre de dependências”, destacou o parlamentar.

 

A lei também determina que as ações poderão abordar temas como os danos e impactos do uso de drogas e jogos para o indivíduo, família e sociedade; a influência dos meios de comunicação e redes sociais no desenvolvimento de comportamentos aditivos; e as consequências à saúde, incluindo doenças, acidentes e mortes.

 

A execução das atividades poderá contar com parcerias entre o poder público, entidades da sociedade civil e empresas privadas, permitindo maior alcance das ações de prevenção. A medida busca criar oportunidades para que a população adote hábitos que promovam o bem-estar e a saúde mental.