Itabirito institui Campanha Pró-Jardim para promover educação ambiental e cuidado com espaços públicos

por Comunicação publicado 03/06/2025 16h54, última modificação 03/06/2025 16h54
Nova lei busca fortalecer o vínculo entre jovens e suas comunidades e incentivar o cuidado com praças, parques e jardins da cidade.
Itabirito institui Campanha Pró-Jardim para promover educação ambiental e cuidado com espaços públicos

A proposta tem como foco central envolver os adolescentes em ações de educação ambiental e incentivo à cidadania. Foto - Freepik.

Foi sancionada em Itabirito a Lei nº 4.254, que institui a Campanha Pró-Jardim, voltada à valorização de viveiros, praças, parques, jardins e demais áreas públicas da cidade. A proposta tem como foco central envolver os adolescentes em ações de educação ambiental e incentivo à cidadania, despertando o senso de pertencimento e responsabilidade coletiva.

 

A campanha nasce também com o objetivo de estimular o conhecimento sobre o espaço urbano e incentivar uma cultura de cuidado com os bens públicos, especialmente entre os mais jovens. A nova legislação prevê atividades educativas, oficinas, ações de conscientização e mobilizações comunitárias que reforcem a importância da conservação dos espaços verdes. A ideia é fomentar uma cultura participativa desde cedo, aliando formação social e ambiental.

 

Apesar do caráter educativo, a lei reforça que a manutenção, paisagismo e preservação das áreas públicas continuam sendo responsabilidade da administração municipal, cabendo à campanha atuar de forma complementar, com foco na mobilização e conscientização da população.

 

“Ao criar uma campanha que envolve os adolescentes, queremos não apenas formar multiplicadores da consciência ambiental, mas também cidadãos mais atentos às necessidades coletivas da cidade”, explicou o vereador Anderson do Sou Notícia (PL), autor do Projeto de Lei.