Data será celebrada em Itabirito com ações educativas e culturais para promover inclusão e valorização da Libras.
A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre os direitos da comunidade surda. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4273, que institui a Semana Municipal do Surdo em Itabirito, a ser comemorada anualmente na última semana de setembro, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 do mesmo mês.
A iniciativa, proposta pelo vereador Danilo Donato do Só Por Hoje (PL), tem como objetivo promover a conscientização sobre os direitos da comunidade surda, valorizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e incentivar a inclusão das pessoas surdas na sociedade itabiritense.
Durante a semana, serão realizadas atividades como palestras, oficinas, apresentações culturais em Libras, campanhas de conscientização, além de cursos e parcerias com entidades ligadas à comunidade surda.
Em sua justificativa, o vereador Danilo destacou que a criação da semana representa um espaço fundamental para fortalecer a visibilidade, o respeito e a valorização da cultura surda, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e empática.
“A iniciativa também visa fortalecer as políticas públicas de acessibilidade, incentivando escolas, órgãos públicos, empresas e toda a sociedade itabiritense a adotarem posturas e práticas que favoreçam a inclusão e a autonomia da pessoa surda”, destacou o parlamentar.