Itabirito institui a Semana Municipal do Apicultor para valorizar atividade apícola e promover educação ambiental

por Comunicação publicado 07/08/2025 16h02, última modificação 07/08/2025 16h02
Nova lei reconhece o papel dos apicultores na economia local e na preservação ambiental.
Itabirito institui a Semana Municipal do Apicultor para valorizar atividade apícola e promover educação ambiental

A apicultura desempenha um papel importante na cidade. Foto - Freepik.

Itabirito agora conta com a Semana Municipal do Apicultor, instituída por meio da Lei nº 4313. A iniciativa será celebrada anualmente na semana que compreende o dia 22 de maio, data em que se comemora o Dia do Apicultor no Brasil.

 

O autor do Projeto de Lei, vereador Danilo Donato do Só Por Hoje (PL), defende que a apicultura desempenha um papel importante na cidade, especialmente em áreas rurais. “É uma atividade sustentável, que fortalece a economia local e contribui para a preservação ambiental. Precisamos valorizar quem trabalha com isso”, destacou.

 

A Semana Municipal do Apicultor tem como objetivos principais valorizar o trabalho dos apicultores itabiritenses; incentivar a apicultura sustentável; promover a conscientização sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e a agricultura; estimular o consumo de produtos apícolas locais, como mel, própolis e geleia real; e fomentar a educação ambiental e a preservação da biodiversidade.

 

Durante a semana comemorativa, poderão ser realizadas palestras, feiras, oficinas, exposições e campanhas educativas com o apoio do poder público e de entidades parceiras, tanto em escolas quanto em espaços públicos.