Itabirito cria Semana Municipal de Conscientização sobre a Neuralgia do Trigêmeo
por Comunicação
—
publicado
29/09/2025 15h48,
última modificação
29/09/2025 15h48
Lei busca informar a população, combater o preconceito e incentivar o diagnóstico precoce da doença
Lei visa combater preconceito em relação às dores crônicas neuropáticas. Foto: divulgação
Foi sancionada a Lei nº 4.375 que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Neuralgia do Trigêmeo, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 7 de outubro, data reconhecida mundialmente como o Dia de Conscientização sobre a condição neurológica.
A neuralgia do trigêmeo é uma doença neuropática marcada por dores intensas e súbitas, descritas como choques elétricos, que se irradiam ao longo das ramificações do nervo trigêmeo em direção à face. A nova legislação tem como objetivos informar a população sobre as causas, sintomas, diagnósticos e tratamentos da doença, combater o preconceito em relação às dores crônicas neuropáticas e estimular a busca por diagnóstico precoce.
Durante a Semana Municipal, poderão ser realizadas palestras, seminários, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos, campanhas em meios de comunicação e capacitação de profissionais da saúde para identificar e manejar a Neuralgia do Trigêmeo. As ações poderão contar com parcerias de instituições de saúde, universidades, ONGs e entidades de classe.
O projeto é de autoria do vereador Danilo Donato (PL), que destacou a importância da iniciativa para dar visibilidade a uma doença rara e extremamente dolorosa, muitas vezes desconhecida pela população. “A campanha busca promover empatia, acolhimento e educação em saúde, reforçando o compromisso do município com o bem-estar de seus cidadãos, justificou.