Itabirito cria Programa de Atenção ao Paciente com Pé em Risco

por Comunicação publicado 08/08/2025 17h09, última modificação 08/08/2025 17h09
Programa visa prevenir amputações e melhorar a qualidade de vida de pacientes com diabetes em Itabirito.
Itabirito cria Programa de Atenção ao Paciente com Pé em Risco

O programa poderá contar com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde. Foto - Freepik.

Foi sancionada a Lei nº 4318, que institui o Programa Municipal de Atenção ao Paciente Portador do Pé em Risco. A iniciativa, de autoria da vereadora Rose da Saúde (PSB), tem como foco a prevenção de lesões, amputações e complicações associadas, especialmente em pessoas com diabetes mellitus.

 

“O pé em risco representa uma das principais causas de amputações não traumáticas e complicações evitáveis no sistema de saúde. Com uma rede de apoio multiprofissional e cuidados sistemáticos, essas lesões podem ser evitadas”, destacou a vereadora.

 

Entre as diretrizes do programa estão ações de educação em saúde, capacitação de profissionais da atenção primária, atendimento especializado para curativos e orientações preventivas, adoção de protocolos clínicos baseados em evidências e campanhas periódicas de triagem e orientação.

 

O programa poderá contar com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde, como nutrição, medicina, enfermagem e podologia, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.