Lei estabelece ações de prevenção, tratamento e reinserção social para pessoas afetadas pelo jogo compulsivo em Itabirito.
A iniciativa aposta em uma abordagem preventiva e multidisciplinar. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei nº 4368, que institui a Política Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Ludopatia (transtorno do jogo), em Itabirito. A iniciativa tem como objetivo promover ações integradas de prevenção, detecção precoce, tratamento e reinserção social de pessoas afetadas pelo jogo patológico.
De autoria do vereador Daniel Sudano (Cidadania), a iniciativa aposta em uma abordagem preventiva e multidisciplinar, envolvendo saúde, educação e assistência social. “A proposta é a promoção de parcerias estratégicas com universidades, centros de pesquisa, organizações não governamentais e instituições de reabilitação, com o objetivo de ampliar a rede de apoio, disseminar conhecimento técnico e garantir um atendimento humanizado e eficaz aos afetados. A atuação preventiva e multidisciplinar está em consonância com os princípios do SUS, da assistência social e da educação inclusiva”, destacou o parlamentar.
Entre as diretrizes da nova política, estão o desenvolvimento de campanhas de prevenção e conscientização sobre os riscos do jogo compulsivo; a detecção precoce de sinais da ludopatia por profissionais da saúde, educação e assistência social; a capacitação contínua desses profissionais; o acolhimento e encaminhamento adequado das pessoas afetadas; o apoio às famílias e a articulação intersetorial com instituições de ensino, hospitais e centros de reabilitação.
O Poder Executivo também poderá promover grupos de apoio, campanhas educativas, canais de escuta qualificada e atividades de reinserção social, além de estimular pesquisas e debates sobre o tema.