Itabirito cria o 'Selo Coração Solidário' para reconhecer adoção de animais vulneráveis

por Comunicação publicado 17/10/2025 10h50, última modificação 17/10/2025 10h49
Iniciativa reconhece e valoriza pessoas e instituições que adotam animais vítimas de maus-tratos, abandonados ou com deficiência em Itabirito.
Itabirito cria o 'Selo Coração Solidário' para reconhecer adoção de animais vulneráveis

O Selo Coração Solidário será concedido anualmente. Foto - Freepik.

Foi sancionada a Lei nº 4416, que institui o “Selo Coração Solidário”, iniciativa voltada a reconhecer pessoas, instituições e entidades que adotam e cuidam de animais deficientes, vítimas de maus-tratos ou abandonados no município de Itabirito.

 

O vereador Fernando da Sheila (Mobiliza) é o autor do projeto, que busca valorizar atitudes de empatia e responsabilidade com os animais em situação de vulnerabilidade.

 

“A adoção de animais nessas condições exige empatia, responsabilidade e comprometimento, pois envolve cuidados especiais e, muitas vezes, a superação de traumas. Pessoas e instituições que se dedicam a esse ato de amor prestam um serviço social relevante, aliviando o sofrimento animal e contribuindo para uma cidade mais humana e solidária”, destacou o parlamentar.

 

De acordo com a lei, o Selo Coração Solidário será concedido anualmente a pessoas físicas, jurídicas ou entidades que comprovarem adoção responsável de animais resgatados no município. Entre os objetivos do selo estão reconhecer o engajamento comunitário, estimular a educação para a posse responsável e promover o bem-estar animal.

 

Os homenageados serão avaliados com base em critérios como comprovação da adoção, condições adequadas de abrigo e alimentação, participação em campanhas educativas e envolvimento em ações de voluntariado.

 

Além da homenagem, os agraciados poderão usar o selo em materiais de divulgação, ter prioridade em programas de capacitação promovidos pelo poder público e divulgação de suas ações nos canais oficiais da Prefeitura e da Câmara.

 

A entrega do selo ocorrerá em sessão solene da Câmara Municipal, preferencialmente durante a Semana Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, em parceria com entidades de proteção animal, clínicas veterinárias e associações de bairro.