Lei propõe atividades lúdicas e recreativas em quatro sábados ao ano, incentivando crianças e adolescentes a se desconectarem de dispositivos eletrônicos e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
O programa propõe atividades lúdicas que não utilizem dispositivos eletrônicos. Foto - Freepik.
Foi sancionada a Lei n° 4378, que institui o programa “Sábado sem Tela” em Itabirito, com o objetivo de promover a integração social, valorizar as brincadeiras tradicionais e reduzir o tempo de exposição a dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes. A iniciativa é de autoria do vereador Fernando da Sheila (Mobiliza).
Segundo o parlamentar, “a escolha por realizar o programa em quatro sábados ao longo do ano visa organizar ações periódicas e viáveis, que resgatem a essência do brincar e da convivência ao ar livre, estimulando pais, educadores e a comunidade a se mobilizarem de forma espontânea e criativa”.
O programa propõe atividades lúdicas que não utilizem celulares, tablets, computadores ou televisores, priorizando brincadeiras tradicionais como amarelinha, pula corda, corrida de saco, pião, brincadeiras de roda, entre outras. As datas sugeridas para as edições do ano são: primeiro sábado de março, segundo sábado de junho, primeiro sábado de setembro e segundo sábado de novembro, ficando a confirmação da viabilidade a critério do Poder Executivo.
A execução do “Sábado sem Tela” poderá contar com o apoio de escolas, associações de bairro, clubes recreativos, organizações da sociedade civil, voluntários e demais interessados em promover o lazer e a convivência comunitária, sem gerar despesas obrigatórias ao município.
O programa busca enfrentar o cenário atual de uso excessivo de dispositivos eletrônicos, incentivando hábitos saudáveis, convivência familiar e fortalecimento dos vínculos sociais.